18 de maio de 2010

Solução dos exercícios do livro Java – Como programar, da Deitel – 6ª edição

Adquiri recentemente – por um ótimo preço no Mercado Livre, diga-se de passagem – o livro Java – Como programar, da Deitel, sexta edição. A oitava edição foi recém lançada no Brasil, traduzida, mas pela disponibilidade financeira comprei a sexta edição mesmo, e acho que já está ótimo para quem está aprendendo a programar, iniciando no Java. Particularmente, estou encantado com o livro, de didática maravilhosa, parece que tenho um professor particular à minha disposição! Agora sei porque este é um dos livros mais recomendados para quem está querendo aprender os truques do cafezinho!
Este livro tem, ao final de cada capítulo, dois tipos de exercícios: os “exercícios resolvidos”, que vêm acompanhados de suas respectivas soluções, e um outro conjunto de exercícios, cujas respostas são enviadas pela editora Prentice Hall para quem se cadastrar no site. O detalhe é que esse cadastro só é possível para professores, e ouvi falar que o motivo é o livro ser voltado para estudos universitários. Bem, procurando na internet se encontram algumas soluções, e tem até um grupo de estudos deste livro no Yahoo Grupos, mas é difícil encontrar realmente um gabarito com o qual possamos comparar nossas respostas. resolvi então estudar com afinco o referido livro, buscar outras soluções para comparar, perguntar para estudiosos, enfim, organizar um texto que seja confiável e que possa ser útil para quem, como eu, esteja estudando por este livro.
Então, publicarei aqui, infalivelmente, as soluções dos exercícios deste livro, e peço que o amigo leitor comente qualquer inexatidão nas respostas, bem como outras soluções possíveis.
E já vamos começar agora mesmo. Muito obrigado pela leitura e mãos à obra! 
Oi, vamos aprender Java!
Solução dos exercícios do capítulo 1 ( pág. 22 ) do livro Java – Como programar ( 6ª edição ) da Deitel:
1.4 – A) hardware
        B) software
        C) software
        D) hardware
        E) software
1.5 – A) unidade de entrada
        B) programa
        C) assembly
        D) unidade de saída
        E) unidade de memória e unidade de armazenamento secundária
        F) ALU – unidade de aritmética e lógica
        G) ALU – unidade de aritmética e lógica
        H) de alto nível
        I) linguagem de máquina
        J) CPU – unidade central de processamento
1.6 – A) A diferença entre um erro fatal e um não-fatal é que o erro fatal faz com que o programa seja imediatamente encerrado, sem ter realizado seu trabalho com sucesso, enquanto que o erro não-fatal permite que o programa execute até sua conclusão, produzindo frequentemente resultados incorretos. É preferível ter um erro fatal e buscar uma solução do que um erro não-fatal e trabalhar com resultados incorretos, muitas vezes não cientes do erro.
1.7 – A) Java
        B) C#
        C) C
        D) BASIC
        E) FORTRAM
        F) COBOL
        G) C++
1.8 – A) edição, compilação, carga, verificação e execução
        B) ambientes de desenvolvimento integrado – IDE
        C) java virtual machine – JVM
        D) máquina virtual
        E) portável
        F) carregador de classe
        G) verificador de bytecode
1.9 – A) Na primeira fase de compilação de um programa Java, o código-fonte é transformado pelo javac em bytecode, que pode ser lido pela JVM. Na segunda fase, a JVM analisa esses bytecodes e busca hot spots ( partes dos bytecodes que executam com freqüência ) para então compilá-los para a linguagem de máquina do computador subjacente, utilizando para isso um compilador just-in-time ( JIT ) chamado Java HotSpot.

16 de maio de 2010

Jesus vídeo-game!

Legal, um mini-game feito em flash para um concurso, sob o tema “10 segundos”.
O game Run, Jesus, run! foi feito pela Molleindustria em março deste ano.

Run, Jesus run!
 Na foto, Jesus curou o cego, ressuscitou Lázaro e
salvou o menino que estava encapetado.

 Para fazer o download do joguinho – gratuito – basta
acessar aqui e pronto!

 Parabéns ao pessoal da Molleindustria!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...