21 de setembro de 2011

Será que Nostradamus concorda com o Calendário Maia, sobre uma mudança próxima?

Ahhh…o fim do mundo! Se não foi hoje, será amanhã! Essas profecias já encheram o saco! Concordo que a mudança de consciência se avoluma, e a humanidade parece despertar lentamente para a espiritualidade. Mas o planeta explodindo é coisa de Hollywood. E fixar data específica para um despertar espiritual em massa é inconsistente.

O Stephen Wagner, editor de assuntos paranormais do site About.com escreveu um excelente artigo sobre o assunto. Finalmente, o bom senso começa a mostrar a cara na internet. O artigo foi traduzido e publicado pela Karina do sempre ótimo InconscienteColetivo.net, que escreveu matéria a respeito. Aliás, essa guria escreve muito bem. Com sua permissão, reproduzo a tradução:


por Stephen Wagner (traduzido por Karina -InconscienteColetivo.net)

Nostradamus
O canal History Channel tem transmitido um documentário de duas horas sobre as Profecias de Nostradamus e como elas podem estar relacionadas com 2012. É mais uma na pilha crescente de informações, teorias, medos, avisos, iluminação e  ansiedade sobre o ano 2012, então talvez seja a hora de eu dar minha opinião.

Eu nunca dei muito crédito para a suposta Profecia Maia de que 2012 marcará o fim do mundo, o fim de uma era ou qualquer outra coisa que você queira ver nisso. Quero dizer, já não passamos por isso inúmeras vezes? Alguns previram que 5 de Maio de 2000 como dia do juízo final porque os planetas estavam num alinhamento desigual. Então houve a histeria por causa do Milênio e Y2K (o “bug do milênio”). E é claro, vários cultos religiosos nomearam data após data em que o mundo certamente acabaria, sendo que todas elas chegaram e passaram sem grandes comoções.

Com 2012 não será diferente. Sim, o assunto está vendendo um monte de livros, atraindo grandes audiências para programas de rádio e dando muitas visitas para websites, mas acredito que esse será o máximo de drama que conseguiremos de 2012. Esse ano também chegará e passará sem uma grande mudança no planeta. Todos nós já não sabemos disso?

Aqueles que promovem as mudanças de 2012 já lançaram uma vasta variedade de possibilidades do que pode acontecer – tudo desde literalmente o fim do mundo, à reviravoltas sociais, econômicas, políticas e climáticas dramáticas; até “despertar espiritual”, o que, certamente, pode significar praticamente qualquer coisa.
 
POR QUE 2012?
E no que isso é baseado? Primariamente, é baseado no antigo calendário Maia de “conta longa”, entalhado em pedra, que de acordo com os cálculos termina em 21 de dezembro de 2012, e marca o fim de uma era de 5.126 anos. Sem dúvida, os antigos maias eram matemáticos e astrônomos notáveis, mas podemos levar essa “profecia” a sério?  Primeiro de tudo, não é nem mesmo uma profecia. Acontece de ser quando o calendário deles acaba. Por que isso deveria ter qualquer significado para nós?


A segunda razão dita pelos proponentes desse apocalipse iminente é a de que em 2012 haverá um alinhamento de algum tipo com o centro de nossa galáxia. Porque a Terra movimenta-se devagar conforme rotaciona (uma vez a cada 26.000 anos) o sol irá parecer erguer-se em alinhamento com o centro da Via Láctea. Interessante, sim, mas parece não haver qualquer evidência cosmológica de qualquer tipo de que isso terá um efeito em nosso planeta, fisicamente, socialmente ou mesmo espiritualmente.

A terceira razão exaltada é a de que o sol está programado para estar em um período “solar máximo” naquele ano, um tempo em que manchas solares e explosões solares estarão muito ativas. Esse tipo de atividade realmente pode causar problemas. Esse tipo de atividade pode desativar e prejudicar satélites e pode ter um efeito dramático no clima da Terra. A data se baseia em padrões passados dessa atividade, mas nós não temos nenhum jeito de saber se irá ocorrer em 2012, e se acontecer, o quão severo poderá ser.
 
INTERPRETAÇÕES FORÇADASIlustração do "Livro perdido de Nostradamus".
Voltando ao documentário sobre Nostradamus por um momento. Como sempre, os especialistas em Nostradamus citam uma seleção de suas quadras – aquelas que apresentam fome, pestilência, guerra, etc. – e as comprimem para servir em 2012. Não de forma bem-sucedida, na minha opinião. O mundo sempre esteve atormentado por fome, pestilência, guerras e todo o resto, e eu não vi nenhuma quadra que mesmo remotamente indicasse que o que Nostradamus estava falando era sobre o ano 2012.

Deixando de lado as quadras, o documentário se foca principalmente no assim chamado “Livro Perdido de Nostradamus”, que foi descoberto em uma biblioteca moderna em Roma, em 1994. Datando de 1629, o manuscrito, repleto de brilhantes figuras aquareladas, está intitulado “Nostradamus Vatinicia Code” e possui dentro o nome Michel de Notredame como o autor. Primeiro de tudo, apesar de que alguns pensam que esse “livro perdido” seja o trabalho de Nostradamus, não há prova definitiva ou consenso dos eruditos de que ele foi mesmo o autor; alguns especialistas têm sérias dúvidas. Então, utilizar esse livro como plataforma para esse documentário o coloca em terreno duvidoso.

E então, os graus que os consultores do programa atingem e forçam para conectar as figuras com 2012 foi certamente absurdo. Por exemplo, o desenho de uma espada segurada com a ponta para cima, ao seu redor laçada com uma bandeira ou pergaminho (veja a ilustração acima) – isso foi interpretado como o alinhamento solar com o centro da galáxia em 2012. Sério?  As outras figuras foram distorcidas e deformadas do mesmo modo para se encaixarem nas interpretações necessárias para o argumento. Todos nós sabemos que podemos pegar tais figuras enigmáticas – e quadras – e interpretá-las de forma a se encaixarem virtualmente em qualquer cenário que desejarmos.
 
ENTÃO, O QUE IRÁ ACONTECER?
Por que algumas pessoas estão obcecadas com 2012 (a despeito dos apelos de marketing)? Por que estão obcecadas com o apocalipse e o fim do mundo? Por que sempre parece que o fim está logo ali na esquina?
Eu penso que a resposta seja de nós tanto temermos como desejarmos uma grande mudança. Por mais maravilhoso que o mundo possa ser, ele é, como notado anteriormente, continuamente atormentado por guerras, dificuldades econômicas, fome e mudanças climáticas. Essas coisas não são novas. São problemas contínuos que vão e vem no planeta. Apesar de temermos que irá ficar pior (e certamente pode ficar pior), ao mesmo tempo nós temos a esperança de que irá melhorar. Nós tememos as catástrofes de um apocalipse, e no entanto esperamos pelo despertar espiritual que irá nos salvar de nossa própria natureza humana.

Eu não sou nenhum Nostradamus, mas aqui vai a minha previsão para 2012: o mundo continuará bem parecido como era no passado. Não haverá nenhum problema medonho e haverá grandes alegrias. Talvez alguns problemas possam ficar um pouco piores do que são agora, mas não haverá nenhuma catástrofe de destruição da Terra. Se há um despertar espiritual, ele não será em uma escala planetária ou de massas, através de algum milagre não-especificado, como alguns esperam, ele será em indivíduos. (Mas isso não tem nada a ver com 2012). O máximo que podemos chutar é que, como indivíduos, nós façamos o nosso melhor de modo a fazer os nossos pequenos fragmentos da Terra, lugares melhores. Esse foi sempre o caso, e sempre será.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...