11 de dezembro de 2011

Areia e espuma

Este livro tem uma grande importância para mim. Trata-se do primeiro livro que li em minha vida. Quando ainda bem    pequenino, tendo as primeiras lições de ler e escrever, pegava este livro que era de uma tia e estava sempre jogado em casa e lia suas frases curtas, maravilhosas. Junto com as ilustrações de Gibran, eu alçava altos vôos na imaginação, ensaio do que me tornei hoje, um sonhador que tem que se esforçar muito para pôr os pés no chão.Areia e Espuma, de Gibran.

Gostaria de mostrar aqui algum conteúdo do livro, mas não consigo escolher! Só de abrir estas páginas já me pego lendo-o todo novamente.

Mas me esforçarei e porei algumas pérolas aqui:

 

“Aprendi o silêncio com o loquaz,

a tolerância com o intolerante,

e a bondade com o maldoso;

estranho, não sinto nenhuma gratidão por esses mestres.”

 

“Na verdade, conversamos somente conosco mesmos, mas às vezes falamos tão alto que os outros nos ouvem.”

 

“Não fosse por nossa concepção dos pesos e medidas, sentiríamos o mesmo deslumbramento ante o vagalume e o Sol.”

 

“Haverá defeito maior do que estar consciente dos defeitos da outra pessoa?”

 

“Se todos confessássemos nossos pecados uns aos outros, rir-nos-íamos uns dos outros por nossa falta de originalidade.

E se todos revelássemos nossas virtudes, também nos riríamos, pelo mesmo motivo.”

 

“A tristeza não passa de um muro entre dois jardins.”

 

Antigamente, os bem-dotados orgulhavam-se de servir aos príncipes.

Hoje, reclamam a honra de servir aos pobres.”

 

Quantas vezes atribuí a mim mesmo crimes que nunca cometi, para que os outros se sentissem bem em minha presença!”

 

“Deves ter ouvido falar da Montanha Sagrada.

É a montanha mais alta do mundo.

Se lhe atingires o cume, terás apenas um desejo: descer e estar com os que moram no vale mais profundo.

Por isso é que é chamada a Montanha Sagrada.”

 

Tenho que parar. A vontade é de transcrever o livro inteiro.

A apresentação desta edição tem uma mini-biografia feita pelo tradutor Mansour Chalita. Muito bom!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...