11 de fevereiro de 2012

Touhou 1 - Highly Responsive to Prayers

Touhou! Quem nunca ouviu falar da simpática série de joguinhos horrorosos de difíceis e com personagens bonitinhas feitos por um solitário japonês chamado ZUN? Um monte de gente, eu sei. lol Gargalhando

A série Touhou iniciou no computador japonês NEC PC-9801, com cinco joguinhos. Depois migrou pro bom e velho Windows.

Os cinco primeiros jogos são meio que “abandonados” pelo ZUN e pelos fãs, e para jogá-los, só procurando pela net, já que não estão mais à venda. É a partir do sexto jogo – o primeiro para Windows – que a série pegou fama e os personagens tornaram-se populares.

O primeiro Touhou

Usando o emulador de PC-98, Anex86, joguei o primeiro Touhou: Highly Responsive to Prayers.

É bem legalzinho, lembra um pouco o Arkanoid.

Tem um tutorial de como configurar o emulador aqui.

A história: alguma coisa destruiu o Templo Hakurei, e a miko (sacerdotisa xintoísta) Reimu Hakurei entra em um portal e vai atrás dos responsáveis pela bagunça.

Comandos:

Z – Atira um ofuda (talismã xintoísta). Usa-se para bater na esfera yin-yang e para destruir os tiros brancos dos inimigos.

X – Faz um ”exorcismo” com sua varinha (alguma coisa xintoísta).

X + ou → – Desliza. Pode-se bater no orbe yin-yang com este movimento.

Enquanto se faz X + esq. ou dir. para deslizar pode-se pressionar X novamente para um movimento mais rápido com chute, ou apenas X, sem as setas de direção, para um chute circular muito legal. Estes chutes serem para rebater tiros inimigos ou a esfera yin-yang.

Durante esta escorregada pressione Z para que Reimu atire 8 ofudas.

Z + + - bomba. Também se solta a  bomba com Z + X duas vezes seguidas.

Mima

Mais uma ceninha do jogo

Kikuri

Em dado momento do jogo, o jogador deve escolher que rota quer seguir: Jigoku ou Makai. Cada caminho tem fases e chefes diferentes. O último chefão também muda.

Konngara, chefão do Hell

Sariel, chefe do Makai.

Adorei o anjo de seis asas. Smiley piscando Smiley envergonhado

O jogo é divertido e vale a pena!

2 comentários:

Rick Honor disse...

Adorei a postagem, é uma pena o ZUN ter abandonado os projetos originais, já que contam o início das primeiras histórias do universo Touhou, incluindo suas personagens. E também pelo fato de que o primeiro jogo é de um estilo completamente diferente de todos os outros que surgiram depois... é um estilo que me agrada muito.
O nome dos bosses são Koongara e Sariel (o/a anjo(a) de 6 asas).

Nota:
Encontrei seu blog através de uma pesquisa do Google e apareceu na segunda lista do Google. As palavras de pesquisa que usei foram: Highly Responsive to Prayers NEC PC-9801.
Adorei sua página, continue com o belo trabalho. A matéria ficou bem detalhada, com informações interessantes. A forma de escrita está muito boa também, dá vontade de continuar lendo, rsrs. :)

Johnper disse...

Carambola, quanta generosidade para com este blog, Sr. Rick! Muito obrigado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...